terça-feira, 21 de julho de 2009

Feira Nacional de Agricultura em Santarém




No dia 8 do mês de Junho, de tarde, visitámos a Feira de Agricultura em Santarém.
O que nos levou a esta visita foi a exposição profissional de máquinas, alfaias agrícolas e equipamentos florestais, pois todas elas têm características técnicas diferentes. A pertinência desta visita fica-se a dever à nossa área de formação e o nosso objectivo foi conhecer as especificidades de cada equipamento, seja agrícola, florestal ou de limpeza de mato.
Na feira tivemos a possibilidade de assistir à exposição permanente de equinos, bovinos, ovinos, suínos, caprinos e aves.
Vimos os Campinos a lidar um touro no meio dos cavalos e vários touros premiados com medalhas de prata, ouro e bronze. No recinto da feira, enquanto actuavam ranchos folclóricos, podiam-se visitar diversos expositores de licores, provas de vinhos, provas de carnes de porco alentejano, o salão nacional do azeite, barracas com nozes e amêndoas à venda, etc. No fundo, procurava-se valorizar os produtos endógenos da região e proporcionar, entre os produtores, um momento de discussão, quer das perspectivas de mercado, quer de novos negócios.
Assistimos também à promoção e divulgação de variedades de bacelo e oliveiras enxertadas, bem como viveiros de flores de corte e naturais e ainda secas ou artificiais.
Esta feira em Santarém foi considerada pela organização como a maior feira nacional de floricultura e a segunda maior da Península Ibérica.
Terminada esta visita, seguimos para Lisboa onde visitámos outros locais de grande interesse.

Fátima Santos
Ilda Ladeiras

2 comentários:

  1. É só passeio...
    Muito bem a passear tambem se aprende.
    Continuem assim.

    ResponderEliminar
  2. Quais foram os objectivos do programa cumpridos com esta viagem?

    ResponderEliminar